Alguma dúvida?

domingo, setembro 06, 2009

Vamos mesmo ficar sem água ?


Cada vez mais vemos campanhas sobre a preservação da água do planeta.

Recentemente foi lançada a campanha "Faça xixi no banho", que até chega a ser ridícula.
Em vista deste bombardeio feito pela mídia , muitos acham que a água do planeta esta mesmo se esgotando e que num futuro próximo podemos até ser atingido por uma guerra mundial, pela posse da água!
Em vista de toda esta histeria, podemos até nos perguntar: Será mesmo que a água do planeta está se esgotando?
Primeiramente, vejamos quanta agua existe no mundo:
Os dados que são utilizados pela mídia mundial são: De toda a água disponível na terra 97,6% está concentrada nos oceanos. A água fresca corresponde aos 2,4% restantes. Você acha 2,4% pouco? Então ouça isso: destes 2,4% somente 0,31% não estão concentrados nos pólos na forma de gelo. Resumindo: de toda a água na superfície da terra menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água fresca pronta para consumo. 

Assustador? A realidade não é tão terrível quanto estes números parecem apontar. Em sua grande maioria estes números estão sendo manipulados, por alguns, de forma a criar uma verdadeira histeria coletiva em relação a água.
Em decorrência das notícias alarmistas vários países já começam a se preparar para a venda de grandes volumes de água, pensando em lucrar em cima da necessidade dos outros. No Canadá, por exemplo, a preocupação já é com a legislação que não permite a venda de grandes volumes como é feito com o petróleo. 

A população se prepara para tempos ruins, onde o consumo de água deverá ser significativamente reduzido. Existe uma tendência mundial de culpar e perseguir aqueles que, mesmo pagando, consomem mais.

Os dados parecem alarmantes, mas algumas informações cientificamente embasadas poderão lhe dar outra perpectiva sobre o futuro da água.

Em primeiro lugar é importante falar que nós Brasileiros, no que diz respeito a água, estamos muito bem, obrigado. O Brasil, Rússia, China e Canadá são os países que basicamente "controlam" as reservas de água fresca mundial. 

A distribuição da água no Mundo é muito desigual e, uma grande parte do planeta está situada em regiões com carência de água. No momento cabe a estes países, em caráter de urgência, desenvolver tecnologias que permitam a captação, armazenamento e preservação da água e seus mananciais.

Antes de nos aprofundarmos nesse assunto é muito importante dizer que apesar de termos a impressão de que a água está desaparecendo, a quantidade de água na Terra é praticamente invariável. Ou seja a quantidade de água permanece a mesma o que muda é a sua distribuição e seu estado.

Aí entra o fenômeno conhecido como Cliclo da Água, ou Hidrológico.Neste , as águas do mar, rios e lagos evaporam, formam núvens e voltam a cair sob a forma de chuvas, neblina e neve.Então escorrem para rios, lagos ou para o subsolo formando lençóis freaticos.Aos poucos essa agua volta ao mar , mantendo assim o ciclo em equilíbrio. 










A água somente passa a ser perdida para o consumo basicamente graças à poluição e à contaminação, nunca devido ao assoreamento como muitos dizem. São estes fatores que irão inviabilizar a reutilização, causando uma redução do volume de água aproveitável da Terra. 


O Brasil é altamente privilegiado em termos de disponibilidade hídrica global. Nós temos um volume médio anual de 8.130 km3, que representa um volume per capita de 50.810 m3/hab.ano. Estes números devem ser encarados com uma certa reserva pois a distribuição de água no Brasil, também é bastante irregular. A Amazônia, o lugar mais rico em água potável superficial de todo o Planeta está distante dos grandes centros urbanos nacionais.

Portanto, o gerenciamento da água é que deve ser considerado o grande problema e não seu "desaparecimento". Desta forma quando o Governo tenta culpar o usuário pelo consumo excessivo de água está, na realidade, confessando a sua incapacidade em suprir este excesso de água no presente e, possivelmente, no futuro. O cidadão pode e deve evitar perdas desnecessárias do produto, mas não deve, sob hipótese nenhuma, ser responsabilizado pela falta de água. A única forma de inviabilizar a água para o consumo é a contaminação da mesma por poluentes. Portanto cabe, mais uma vez as autoridades criar leis severas que punam exemplarmente aqueles que poluem e contaminam as águas.

A única maneira de acabar com a água da Terra é acabando com o planeta. 

A água está presente em praticamente todos os ambientes conhecidos. Na atmosfera, na superfície, nos aquíferos subterrâneos, nos seres vivos, nas emanações vulcânicas e também na maioria das rochas.As rochas da crosta terrestre são ricas em minerais hidratados.

Em vista destas informações podemos concluir que a água da terra não está acabando. Na realidade a água da superfície terrestre pode estar aumentando pela adição de água vulcânica. O valor da água deverá aumentar consideravelmente pois existem países carentes que terão que utilizar tecnologias caras ou importar água de países ricos. O Brasil não deverá ter problema de falta de água se os governantes investirem adequadamente no gerenciamento, armazenagem, tratamento e distribuição das águas.

Evitar a poluição das águas deve ser considerada a prioridade número um dos Governantes.

Fonte.

17 comentários:

  1. Muito interessante...e o pior de td isso, ouvi a frase: Vamos cuidar do ambiente q a água vai acabar...detalhe: estávamos numa passeata com ambientalistas e biólogos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente impressiona a desinformação de até profissionais dessa area. muito obrigado, Biosfera, pelo seu comentario.

    ResponderExcluir
  3. Hum.. deixa eu entender,,
    então relativamente falando temos uns 10, 20? estudos dizendo que a agua potavel ta bem, 200 anos pra frente, 500 anos..nenhuma problema é isso?

    E temos outros 2000 estudos dizendo que estamos ferrados...

    E a gente de acreditar na minoria porque?

    outra coisa, se quer fornecer boas informacoes, tbm deveria colocar os estudos contrários a essa idéia e deixar o leitor decidir. E não influenciar dessa maneira a algo que vc não sabe se é verdade.

    ResponderExcluir
  4. a agua não acaba, pq como voce mesmo disse o ciclo hidrológico mantem a agua aqui na terra, afinal ela se regenera, evapora, se condensa e chove...
    legal, mas o que nós, engenheiros ambientais, estamos pregando É:
    - a agua potável, acessível à população vai acabar... afinal a torneira aberta que voce deixa quando vai escovar os dentes, vai pro esgoto, que cai no rio, que é tratada...
    mas esse tratamento não é 100% eficaz, mas tudo bem, aí ela evapora... e cai no chão, no mar, no esgoto novamente, e nem sempre nos reservatórios, onde seria bem conveniente...

    portanto, pesquise sobre o assunto antes de lançar algo assim na midia.
    voce tem o poder de influenciar muita gente, e nem sempre o que voce diz, é certo... pesquise a fundo...
    agradeço

    ResponderExcluir
  5. Tratar água custa dinheiro e energia. Não sao todos os paises que podem arcar com isso.

    ResponderExcluir
  6. a água no mundo nunca vai acabar.

    mas a água potavel de rios e lagos que abastecem as grandes cidades vai acabar com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Toda esta divulgaçao e discuçao sobre a agua e somente uma forma de preparar a populaçao para pagar (e pagar muito caro ) e nao questionar a cobrança,acreditando que e justa.
    Moro em uma regiao que produz arroz irrigado e ja estao começando a aparecer indicios de que o pequeno agricultor vai ter que pagar pela agua que ele utiliza.
    PREPAREM O BOLSO.

    ResponderExcluir
  8. Finalmente uma materia com um pouco de sobriedade.
    Lembrande que nos Emirados Arabes eles bebem agua do mar...sim do mar...atraves de um processo chamado dessalinização.
    Eles lunaticos ambientalistas pensam que a agua esta indo embora para o espaço.
    é mais facil a terra acabar do que a agua.

    ResponderExcluir
  9. ahaam. Vai nessa, se acomode em seu cantinho acreditando que a culpa é do Governo.
    Espere as autoridades resolverem o problema e nege colaboração.
    "to pagaaaanduuu"

    Mentalidade individualista. Visão fraca, não consegue projetar o futuro.
    Sim, temos bastante agua....E MUITO MAIS PESSOAS AINDA (7bilhões....tem noção??).
    O ciclo da agua não vence reciclar tudo que contaminamos. Não tem como dividir tudo igual pra todos...é matar o planeta.

    Enquanto a coisas mais dificeis de tirar da agua? como os hormonios das pilulas anti concepcionais que saem no xixi e contaminam mares??

    O pouco que uma pessoa faz, como a campanha xixi no banho, não é muito, mas ja é algo.
    De pouco em pouco vamos melhorando.

    Alguém aqui lembra a época em que terra era de graça?? =3
    pois é.....terra, fazendas, ja foram de graça, era só chegar e pegar...como hoje é a agua (nós pagamos pelo transporte dela e tratamento, mas não pela agua. E a culpa não é do governo porra. A culpa é do nosso crescimento descontrolado e nossa falta de noção de mundo.

    ResponderExcluir
  10. hehehehe
    "a água vai acabar"
    hohohohoho
    "A água somente passa a ser perdida para o consumo basicamente graças à poluição e à contaminação, nunca devido ao assoreamento como muitos dizem. São estes fatores que irão inviabilizar a reutilização, causando uma redução do volume de água aproveitável da Terra."
    aheuhaeuaehuaehaeuhaeuhaeuaeh
    inclusive... AIDS é doença de gay e comunista come criancinha
    é tão idiota ver isso que dá é pena
    o ciclo da água é IMUTÁVEL, toda água que existe no planeta terra vai permanentemente evaporar-se e precipitar-se na maneira que achar melhor
    não interessa se tá num pote de merda, vomitada por um bêbado ou urinada por um cachorro num pneu de carro
    a água SEMPRE evaporará e SEMPRE precipitará
    P.S.: a única maneira de impedir que que o ciclo da água ocorra é impedir algum dos seus fatores: diminuir a temperatura do planeta INTEIRO abaixo de ºC ou elevar acima de 100ºC? ou então, podemos manter a umidade relativa do ar no planeta em 100%, aí não vai ter lugar pra água evaporar.... enfim, só pensar na aula de ciências da 3ª série pra ver que isso é uma babaquice do tamanho do sol

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post...

    A questão é, A ÁGUA POTÁVEL VAI ACABAR...

    A água do planeta gira em um ciclo hidrológico que permanece estável a mais ou menos 10.000 anos, a quantidade de água não vai mudar, a poluição nela vai ser tanta que em um determinado momento não vai dar para despoluir, é por isso que dizem que a água vai acabar...

    Pensar que devido a grande capacidade do Brasil em fornecer água potável é motivo para que fiquemos acomodados me parece meio perigoso, pois mesmo com essa grande quantidade de água temos aqui no Brasil um problema muito grande em relação ao nordeste...

    Hoje as pessoas não pagam pela água que consomem, apagam apenas ao tratamento dado a ela, caso isso mude e passemos a pagar também pela água talves as pessoas passaem a cuidar melhor dela...

    ResponderExcluir
  12. Isso mesmo, vamos disseminar informação errada.

    A água realmente não vai acabar, e como vc disse, vai continuar a mesma quantidade sempre. Mas e os seres humanos, vamos continuar sempre com a esm quantidade? claro que não, cada ano aumenta mais, e com isso o consumo tb aumenta, e a quantidade per capita dimuniu.

    E a água potável? essa sim diminui, ou vc vai querer beber água cagada, cheia de venenos, remédio , etc. ?

    Falaram sobre dessalinização? sabe quanto custa esse processo? pois saiba, é caríssimo. E por ser caro o processo o preço aumenta inacreditavelmente .


    Continua achando mesmo que tudo é manipulação governamental, vc vai longe assim.

    ResponderExcluir
  13. A aguá que bebo hj no passado pode ter saciado a sede de um dinossauro.
    Boa matéria...
    A água só muda de estado físico, simplesmente.
    A quantidade de agua que temos agora é a mesma que tínhamos em outras épocas geológicas longínquas.
    Se fosse de outra forma o último lugar pra onde ela poderia ir era pro espaço... pouco provável!

    ResponderExcluir
  14. "O cidadão pode e deve evitar perdas desnecessárias do produto, mas não deve, sob hipótese nenhuma, ser responsabilizado pela falta de água". Falou tudo.

    Vamos analisar alguns pontos.
    As empresas de tratamento de água (muitas privadas por sinal)ao contrário do que muitos pensam tem muito a ganhar com esse pensamento de que a água vai acabar. Não pagamos o quanto usamos de água, mas sim, um preço x, temos uma taxa MINÍMA de não sei quantos cúbicos, aqui onde moro (PR) é 10m³, ou seja, se o cidadão usar 2m³ paga a mesma coisa. Isso é uma ladroagem.
    Por exemplo, um cidadão "consciente" que quer "ajudar as futuras gerações" racionando água, antes gastava em média de 8~9m³ e com o racionamento, cai pra 5m³ suponhamos. Quem ganha com isso??????????? Ele vai pagar o mesmo preço quem ganha é a empresa de tratamento.

    Se a água realmente estivesse acabando, essas empresas e o Estado deveriam ser os primeiros a serem responsabilizadas porque o sanemento básico no país é lamentável, grande parte do país não tem esgoto, e inclusive em alguns lugares, ainda se usa um rio ou um córrego como esgoto, e ainda me vem falar em racionar água???????????? isso é uma vergonha. E também tem a questão do gerenciamento, a quantidade de água que é desperdiçada com vazamentos e outras irresponsabilidades dessas empresas de tratamento não é brincadeira, são milhares e milhares de m³ cúbicos desperdiçados, enquanto que um cidadão "se mata" pra economiza apenas alguns litrinhos.
    Se um dia a gente precisar realmente racionar água, primeiro devemos acabar com esses problemas que eu citei.

    ResponderExcluir
  15. Ah
    Já ia me esqueçendo.
    Só pra salientar, gostaria de dizer que quando a demanda por água for tão grande que o ciclo da água nao der conta de despoluir (considerando que para isso acontecer a poluição continue e a população cresça)o ser humano já vai estar bem avançado no processo de dessalinização da água do mar, que como alguém citou aí, já é usado em alguns lugares do planeta.

    ResponderExcluir
  16. é muito simples raciocinar dessa maneira, qualquer pessoa consegue.

    Difícil é entender que vc nao é a pessoa mais sabichona no mundo e aceitar o que pesquisadores de todo o planeta, que passaram mais de 5 anos estudando tudo isso e que voce acaba de ver em 5 minutos e já tira conclusoes.
    Se todas as pessoas que dedicaram suas vidas para esse assunto dizem para usarmos a água com sabedoria e preservá-la, nao é um post em um blog que vai mudar minha opiniao. É no máximo, interessante para ver como as pessoas tendem mesmo a achar que sabem mais que os outros e que sao donas da razao. Bem engracado por sinal.

    ResponderExcluir
  17. e as gerações futuras? mania q o homem tem de pensar só em si. porque não cuidar, poupar, reciclar, preservar o NOSSO planeta?

    ResponderExcluir