Alguma dúvida?

quarta-feira, setembro 09, 2009

Cuidado com as dietas







As dietas do mundo atualmente prometem redução de peso em pouquíssimo tempo, ou seja em poucos dias.O que a maioria das pessoas não sabem é que essas dietas podem ser muito perigosas.

Podemos citar a dieta do carboidrato que no passado era usada em crianças que sofriam de epilepsia, mas atualmente vem sendo usado em fins estéticos.
Os carboidratos são muito importantes para a saúde uma importante fonte de energia, sem eles o cérebro e o corpo em geral não funciona 100%.
Ficar sem ele prejudica muito a saúde.

Temos também a dieta da sopa, mesmo contendo ingredientes saudáveis, não é o suficiente para suprir a energia que o organismo precisa.

Geralmente essa dieta também faz com que a pessoa perca alguns quilos em uma semana, mas quando a dieta chega ao fim, acaba recuperando tudo o que se perdeu e até podendo exceder, além de também ser nocivo á saúde.

Alguns Exemplos de Dietas:

Dieta das combinações – não mistura carboidratos com proteínas no almoço e no jantar. Altamente desequilibrada, faz com que o organismo deixe de receber os nutrientes necessários.

Dieta da lua – nela é permitido consumir somente líquidos, como sucos de frutas, chá, caldos de carne ou de legumes após a mudança da lua. Pobre em proteínas e vitaminas leva a pessoa a comer o dobro no dia seguinte. Normalmente, estas dietas não causam perda de gordura, mas sim de água e massa muscular.

Segundo a nutricionista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, Sheila Silva Castro, o ideal é perder peso de forma lenta e gradual. “É um trabalho a longo prazo, por isso, o ideal é comer de tudo um pouco e praticar exercícios regulares” explica a especialista.

Existe também outras formas e outros elementos que vem sendo muito utilizados para a perda de peso, como laxantes, inibidores de apetite, remédios para emagrecimento, chás emagrecedores,etc...Fazendo assim uma “desintoxicação” do organismo podendo causar desidratação, problemas nos rins, fraqueza muscular e arritmias cardíacas.

Deve-se tomar cuidado com essas dietas que se dizem milagrosas.

Frisando ainda que o mais importante ao iniciar uma dieta é procurar um profissional especializado no assunto.
Fonte1
Fonte2

Nenhum comentário:

Postar um comentário