Alguma dúvida?

domingo, agosto 30, 2009

Cerveja faz bem a saúde?


Estudos divulgados no 4º Simpósio sobre Saúde e Cerveja, realizado em Bruxelas, revelaram que o consumo moderado de cerveja pode acarretar benefícios à saúde, como prevenir doenças cardiovasculares, redução do risco de infarto e melhora da resposta imunológica contra infecções e alergias.

Especialistas de vários países da Europa apresentaram estudos que demonstram os benefícios do consumo moderado da bebida para a saúde.

De acordo com pesquisas do serviço de medicina interna do Hospital Clínico de Barcelona, beber cerveja de forma moderada melhora o sistema cardiovascular e diminui o risco de complicações a ele relacionadas, como o infarto do miocárdio. Ainda segundo esse estudo, a dose recomendável não deve superar dois copos por dia, no caso das mulheres, e quatro, no caso dos homens, salvo cervejas com maior teor alcoólico, onde a dose deve ser reduzida. Contudo, bebida não deve ser consumida diáriamente e deve ser ingerida acompanhada de comida.

Já um outro estudo indica que a cerveja possui prolactina em sua composição, substância com propriedades antiinflamatórias, alem de ajudar na luta contra alergias e osteoporose.Outros estudos apresentados no Simpósio sobre Saúde e Cerveja mostravam que as pessoas que bebem dois copos de cerveja ou de vinho possuem uma agilidade mental melhor do que os abstêmios, e que os consumidores moderados de cerveja são mais felizes, se suicidam menos e faltam menos ao trabalho.Outros benefícios dignos de nota são fornecidos por outro ingrediente essencial na composição da cerveja - o lúpulo. Responsável pelo aroma e amargor, caracteristicos da cerveja, e tão apreciados por matar a sede, o lúpulo e seus derivados também agiriam como antibiótico natural, além de outras propriedades medicinais, entre elas:

    ->Cerveja é livre de microorganismos patogênicos, que não sobrevivem nela.
    ->Possui compostos com ação antiinflamatória.

   ->Possui compostos sedativos que combatem o estresse e induzem o sono;
   ->Possui flavonóides com potente ação antioxidante
   ->Possui compostos amargos (lúpulo) que estimulam o trato digestivo, pelo aumento da produção de ácidos, estímulo do fluxo de sangue, facilitando a digestão e estimulando o apetite, principalmente benéfico para pessoas com dificuldades nutricionais.
   ->Possui compostos com ação diurética e efeitos benéficos nos problemas de bexiga;

Por último, um estudo mostrou que um dos componentes da cerveja, o xantohumol, pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e que essa substância exerce um papel antioxidante muito importante e, em alguns casos, mais eficaz que a vitamina E.

Concluindo, a cerveja se apresenta como uma bebida equilibrada, de baixo teor alcoólico (3% a 4%) e níveis significativos de vitaminas (folatos, em particular), minerais e silício. O Consumo regular e moderado pode tornar-se um estilo saudável de vida, juntamente com uma alimentação equilibrada. 

Só para lembrar: Se beber, não dirija ;-).

Nenhum comentário:

Postar um comentário